Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Workshops, Cursos e Eventos organizados pelo Projeto BDC


Reunião de Final de Ano do Projeto Brazil Data Cube

No dia 14 de dezembro de 2023, foi realizada a Reunião de Final de Ano do Projeto Brazil Data Cube. Estiveram presentes 82 participantes, entre a equipe do projeto, servidores, colaboradores, bolsistas, alunos de mestrado e doutorado envolvidos com as atividades e aplicações do BDC. Na reunião foram apresentados os resultados, avanços e parcerias que …

Equipe do Brazil Data Cube ministra curso na XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto em Manaus

Nessa semana, de 21 a 25 de novembro de 2023, acontece XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, na Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus, Amazonas, Brasil. No primeiro dia do evento, dia 21 de novembro, a equipe do BDC ministrou o curso “Cubos de Dados de …

Treinamento da plataforma Brazil Data Cube (BDC) para as equipes do PRODES e TerraClass

Entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, foi realizado um treinamento sobre as tecnologias e dados da plataforma Brazil Data Cube (BDC) para as equipes do PRODES e TerraClass. A plataforma está sendo usada por essas equipes para aprimorar a produção de dados de uso e cobertura da Terra usando análise de …

A equipe BDC recebeu pesquisador do Projeto Swiss Data Cube.

Em março de 2023, a equipe BDC recebeu Gregory Giuliani por duas semanas. Gregory é o Chefe da Digital Earth Unit e o Líder do Projeto Swiss Data Cube no GRID-Geneva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), bem como Professor Sênior no Instituto de Ciências Ambientais da Universidade de Genebra. Durante sua visita, …

Equipe do Brazil Data Cube ministra minicurso no SBSR-2023

A equipe do projeto Brazil Data Cube (BDC) realizou hoje, dia 02 de abril de 2023, o minicurso “Cubos de Dados de Observação da Terra e Análise de Séries Temporais de Imagens” presencial no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – XX SBSR 2023, em Florianópolis, SC. O curso teve duração de 08 de horas com objetivo de …

Treinamento para Especialistas em Geocontrole do Tribunal de Conta da União sobre as tecnologias e possibilidades de uso do BDC, PRODES, e DETER

O projeto Brazil Data Cube ministrou no dia 3 de outubro, junto com os coordenadores do Prodes e do Deter, um módulo no treinamento para Formação de Especialistas em Geocontrole do Tribunal de Conta da União – TCU. O treinamento foi focado em demonstrar aos especialistas do TCU, as tecnologias e potencialidades da Plataforma Brazil …

Equipe do BDC ministrou essa semana um treinamento de seus produtos de dados e de software

A equipe do Brazil Data Cube (BDC) ministrou essa semana, de 29/08/2022 à 02/09/2022, um treinamento sobre os produtos de dados e de softwares do projeto. O treinamento teve duração de 20 de horas, com partes práticas utilizando as linguagens de programação Python e R por meio de jupyter notebooks em ambiente Kaggle, e contou …

Workshop Interno do projeto Brazil Data Cube

Na última sexta-feira, dia 29 de julho de 2022, foi realizado no INPE um workshop interno do projeto Brazil Data Cube. O evento contou com 42 pessoas, incluindo a equipe do projeto, parceiros, colaboradores e alunos de mestrado e doutorado. Nesse workshop, os resultados, avanços e parcerias com outros projetos do INPE foram apresentados e …

Apresentação hoje sobre o projeto BDC no UFOP, MG.

A equipe do BDC apresentará hoje, dia 14, às 15:00, a plataforma computacional, os produtos de dados e software que estão sendo desenvolvidos no projeto usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de séries temporais de imagens, para o grupo de pesquisa TerraLAB da Universidade Federal de Ouro Preto. TerraLAB é o laboratório para …

Brazil Data Cube - 2019 - 2024