Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Análise de Trajetórias de Uso e Cobertura da Terra


Hoje em dia, diferentes iniciativas produzem sistematicamente informações sobre a dinâmica de LULC, em escalas globais, nacionais e regionais.

No nível nacional e regional no Brasil, podemos Informações sobre o uso e cobertura da Terra, em inglês Land Use and Land Cover (LULC), são essenciais para apoiar governos na tomada de decisões sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente, no planejamento do uso dos recursos naturais, na conservação da biodiversidade e no monitoramento das mudanças climáticas. Em geral, cada iniciativa adota seu próprio sistema de classificação de LULC, com diferentes nomes de classes e significados. Além disso, esses produtos de LULC têm diferentes resoluções espaciais e temporais, têm diferentes representações de dados (raster ou vetor) e são servidos por diferentes sistemas em diferentes formatos (arquivos, SGBD ou serviços web).

Embora essas iniciativas forneçam coleções de dados de LULC de alta qualidade e abertos, ainda existe uma necessidade de ferramentas que facilitem a integração desses conjuntos de dados. A análise integrada dessas coleções exige um esforço considerável dos pesquisadores que precisam fazer o download, organizá-las e harmonizá-las em seus computadores locais, enfrentando diferentes resoluções espaço-temporais e sistemas de classificações contendo diferentes números de classes, nomes e significados.

Para minimizar esses esforços, a equipe do projeto BDC desenvolveu dois serviços web, Web Land Trajectory Service (WLTS) e Web Land Classification System Service (WLCSS). Esses serviços permitem que os usuários acessem coleções de dados LULC de fontes distintas, mapeiem seus sistemas de classificações distintos e recuperem trajetórias LULC associadas a localizações espaciais integrando essas coleções.

Web Land Trajectory Service (WLTS) retrieving a LULC trajectory associated to a spatial location in the Amazonia biome, Brazil, integrating three LULC collections TerraClass, PRODES and DETER.

WTLSS

Architecture of the platform for LULC data integration and trajectory analysis.

WTLSS

A API WLTS é composta por três operações principais:

List_collections: retorna uma lista com os nomes das coleções de dados LULC disponíveis por uma instância do serviço. Os nomes retornados por esta operação são usados ​​em operações subsequentes para identificar as coleções.

Describe_collection: recupera metadados de uma coleção de dados LULC identificada por seu nome. Os metadados incluem uma descrição da coleção, sua extensão espacial e temporal e seu sistema de classificação.

Trajetória: retorna uma trajetória LULC de uma determinada localização espacial integrando diferentes coleções. A localização é indicada pelos parâmetros de latitude e longitude em graus decimais seguindo o Datum WGS84 (EPSG 4326).

Para maiores informações, acesse o artigo publicado no International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation:

A platform for land use and land cover data integration and trajectory analysis

by Fabiana Zioti, Karine R.Ferreira, Gilberto R.Queiroz, Alana K.Neves, Felipe M.Carlos, Felipe C.Souza, Lorena A.Santos and Rolf E.O.Simoes National Institute for Space Research (INPE), Avenida dos Astronautas, 1758, Jardim da Granja, Sao Jose dos Campos, SP 12227-010, Brazil DOI: https://doi.org/10.1016/j.jag.2021.102655 Publisher: ScienceDirect | Published: 18 December 2021. Abstract Information on land use and land cover (LULC) is essential …

Publicações associadas

Quatro sistemas de softwares desenvolvidos no projeto Brazil Data Cube foram registrados no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)

A equipe do Brazil Data Cube acaba de registrar quatro sistemas de software desenvolvidos no projeto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O número de sistemas computacionais registrados no INPI é um dos indicadores de produtividade do INPE e de seus cursos de pós-graduação. Os sistemas registrados foram: (1)    Web Time Series Service (WTSS): …

Brazil Data Cube - 2019 - 2024