Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Uso de cubos de dados de observação da Terra no mapeamento de áreas queimadas

por Mateus de Souza Macul¹, Wesley Campanharo¹, Fabiano Morelli¹, Gilberto Ribeiro de Queiroz¹, Karine Reis Ferreira¹

1Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – São José dos Campos, SP – Brasil

GeoInfo: http://mtc-m21d.sid.inpe.br/rep/8JMKD3MGP3W34T/488BPNL

Publisher: GeoInfo | Puplicado em: 29 November 2022

© Author(s) 2022. This work is distributed under the Creative Commons Attribution 4.0 License.

Resumo

Cubos de dados de observação da Terra são estruturas multidimensionais criadas a partir de dados prontos para análise (ARD – Analysis-Ready Data) de imagens de sensoriamento remoto. Este trabalho apresenta o uso de cubos de dados no mapeamento de área queimada utilizando a metodologia do produto aq30m do Programa Queimadas. Foram realizados testes em duas áreas distintas e em escalas diferentes no bioma Cerrado. A metodologia foi adaptada para utilizar os cubos de dados e as tecnologias desenvolvidas pelo projeto Brazil Data Cube (BDC) em linguagem R. Posteriormente, os resultados foram comparados com os dados originais aq30m e constatou-se as vantagens de utilizar cubos de dados no mapeamento de área queimada possibilitando futuros aprimoramentos.

Keywords: burned area, EO data cubes, Brazil Data Cube

Citação e Compartilhamento

Macul, M.S.; Campanharo, W.; Morelli, F.; Queiroz, G.R.; Ferreira, K.R. Uso de cubos de dados de observação da Terra nomapeamento de áreas queimadas. Em: Simpósio Brasileiro de Geoinformática (GEOINFO-2022), 264-269. Proceedings XXIII GEOINFO, 28 a 30 de novembro de 2022. São José dos Campos, SP, Brasil. INPE, 2022. ISSN 2179-4847. http://mtc-m21d.sid.inpe.br/rep/8JMKD3MGP3W34T/488BPNL

Brazil Data Cube - 2019 - 2024