Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

TerraCollect


O TerraCollect é uma ferramenta web para o trabalho de coleta e análise de amostras do Brazil Data Cube. Ele fornece funcionalidades de desenho vetorial e visualização de imagens multitemporais de alta resolução através das coleções de imagens do BDC.

Através de uma aplicação web, o TerraCollect permite criar projetos de coleta de dados em um ambiente multiusuário. Para cada projeto pode-se definir as coleções de imagens do catalogo do Brazil Data Cube para a serem utilizadas nas coletas. O TerraCollect oferece um conjunto de ferramentas para apoiar os especialistas durante as coletas: como a integração com o banco de dados de amostras de terra do Brazil Data Cube, o Sample-DB, visualização de cubos e coleções de imagens, com linha do tempo e edição da composição RGB, visualizar gráficos de séries temporais e de trajetórias terrestres através dos serviços de séries temporais do Brazil Data Cube (WTSS) e de trajetórias de uso e cobertura da Terra do Brazil Data Cube (WLTS). A ferramenta conta com visualização de mapas externos, como PRODES, TerraClass e MapBiomas para suporte.

Tela principal do TerraCollect

Na ferramenta, especialistas podem coletar amostras de uso e cobertura da Terra baseado em análise de série temporal de imagens extraída e interpretação de imagens de satélite de alta resolução fornecidas pelo Brazil Data Projeto Cube. Para cada projeto também é definido um conjuntos de dados de uso e cobertura da Terra, o sistema de classificação utilizado para rotular pontos (amostras) e sua respectiva simbologia.

Esse sistema está em sua versão 1.0.0 e realiza todo o controle de acesso dos usuários, através de um sistema de autenticação, desenvolvido pela equipe do Brazil Data Cube.

Recursos do TerraCollect

Visualização de um grande catálogo temporal de images de satélites.

Visualização mapas de uso e cobertura da terra.

Extração de séries temporais para uma localização espacial.

Acesso trajetória de uso e cobertura da terra de uma localização espacial.

Criação e edição de sistemas de classificação para amostras de uso e cobertura da terra.

Análise do balanço de amostras por tipo de uso e cobertura da terra.

Análise de padrões de séries temporais por tipo de uso e cobertura da terra.

Análise de amostras de uso e cobertura da terra utilizando método de remoção de ruído amostral e aprendizado de máquina.

Armazenamento na nuvem das amostras de uso e cobertura da terra.

Publicação das amostras coletadas de uso e cobertura da terra para todos usuários.

Artigo de referência do projeto Brazil Data Cube

Earth Observation Data Cubes for Brazil: Requirements, Methodology and Products

by Karine R. Ferreira,Gilberto R. Queiroz,Lubia Vinhas,Rennan F. B. Marujo,Rolf E. O. Simoes,Michelle C. A. Picoli,Gilberto Camara,Ricardo Cartaxo,Vitor C. F. Gomes,Lorena A. Santos,Alber H. Sanchez,Jeferson S. Arcanjo,José Guilherme Fronza,Carlos Alberto Noronha,Raphael W. Costa,Matheus C. Zaglia,Fabiana Zioti,Thales S. Korting,Anderson R. Soares,Michel E. D. Chaves andLeila M. G. Fonseca Earth Observation and Geoinformatics Division, National Institute for Space Research …

Brazil Data Cube - 2019 - 2024