Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

TerraClass Cerrado lança mapeamento produzido com tecnologias e dados do projeto Brazil Data Cube.

O projeto TerraClass Cerrado lançou no dia 15 de Dezembro de 2022 um mapeamento do uso e cobertura da terra no bioma referente ao ano de 2020 produzido com as tecnologias e os dados do projeto Brazil Data Cube. Esse mapeamento foi produzido usando análise de séries temporais extraídas de grandes volumes de cubos de dados de imagens Sentinel-2 e inteligência artificial e está disponível no GeoPortal TerraClass.

TerraClass Cerrado é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Brazil Data Cube (BDC) é um projeto do INPE que está gerando dados prontos para análise e cubos de dados multimensionais para todo o país e desenvolvendo uma plataforma nacional com tecnologias inovadoras para extrair informações de uso e cobertura da terra a partir desses grandes volumes de dados usando análise de séries temporais e inteligência artificial. O projeto está criando e disponibilizando gratuitamente inovação tecnológica no âmbito do Programa de Monitoramento da Amazônia e outros Biomas e seus projetos associados, como o TerraClass.

Para produzir o mapeamento, a equipe do projeto TerraClass Cerrado acessou e processou, de forma virtual, os cubos de dados de imagens de alta resolução espacial para todo o Cerrado, disponíveis na plataforma Brazil Data Cube que roda na infraestrutura computacional do INPE.

Usando essa plataforma, seus serviços e sistemas, a equipe processou um grande volume de imagens nos servidores do INPE sem a necessidade de fazer download dessas imagens em suas máquinas pessoais, promovendo uma maior eficiência no mapeamento com redução de tempo e custo na sua produção.

Atualmente, a plataforma Brazil Data Cube está rodando na infraestrutura computacional da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG) do INPE e está em processo de migração para a nova Coordenação de Infraestrutura de Dados e Supercomputação (COIDS).

Os principais serviços e sistemas da plataforma Brazil Data Cube utilizados no mapeamento foram: (1) SITS: pacote na linguagem de programação R para análise de séries temporais de imagens de satélite e classificação de uso e cobertura da terra; (2) Web Time Series Service (WTSS): serviço web para extração de séries temporais a partir de coleções e cubos de dados de imagens de sensoriamento remoto; e (3) Web Land Trajectory Service (WLTS): serviço web para integração, harmonização e extração de trajetórias de uso e cobertura da terra a partir de mapas classificados.

Fonte: Equipes dos projetos TerraClass Cerrado e Brazil Data Cube.

Brazil Data Cube - 2019 - 2024