Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Plataforma Brazil Data Cube usada para mapear áreas agrícolas

Novo artigo “Improving crop mapping in Brazil’s Cerrado from a data cubes-derived Sentinel-2 temporal analysis”, publicado pelos pesquisadores Michel Chaves e Ieda Sanches, destaca a Plataforma Brazil Data Cube sendo utilizada para mapeamento de áreas agrícolas no Brasil.

Com base em conjuntos de índices espectrais, na arquitetura de cubos de dados do satélite Sentinel-2/MSI com resolução temporal de cinco dias e espacial de 10 metros e utilizando as ferramentas da plataforma Brazil Data Cube, os pesquisadores mapearam o cinturão agrícola do Cerrado, localizado no oeste da Bahia.

No trabalho anterior, os pesquisadores já demonstravam a viabilidade dos cubos de dados do satélite Sentinel-2/MSI produzidos pelo projeto Brazil Data Cube para melhorar o nível de detalhe de mapeamentos no Cerrado. No novo artigo a precisão aumentou de 88% para 96%.

Para FAPESP Chaves fala: “Essas imagens geram volume, exigindo processamentos que podem ser demorados e feitos apenas em computadores mais avançados. Cubos de dados reduzem o tamanho e o tempo das etapas. […]”

Acesse a notícia completa no site da Agência FAPESP.

Fonte: Equipe Brazil Data Cube. Luciana Constantino/Agência FAPESP.

Foto: Marcos Adami/INPE.

Brazil Data Cube - 2019 - 2024