Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Mosaicos gerados a partir de imagens Sentinel-2 pelo projeto Brazil Data Cube

A equipe do projeto Brazil Data Cube (BDC) divulga dois novos mosaicos dos biomas brasileiros Amazônia e Cerrado.

Esses mosaicos foram gerados com as tecnologias do projeto BDC, utilizando o software DataCubeBuilder e as imagens de reflectância de superfície do cubo de dados Sentinel-2 de 16 dias com 10 metros de resolução espacial. Para selecionar o melhor pixel livre de nuvens e sombra de nuvens dentro de um determinado período, foi utilizada a função de composição LCF (Least Cloud First) disponível no software DataCubeBuilder.

Os mosaicos visam atender as demandas institucionais:

– Mosaico Amazônia: demanda do projeto TerraAmazon (parceria entre INPE e FUNCATE) para realizar interpretação visual. Este produto foi gerado a partir de imagens de julho a agosto de 2022, utilizando as bandas SWIR1 (B11), Red Edge (B8A) e Vermelho (B4) para composição colorida RGB.

– Mosaico Cerrado: demanda do projeto TerraClass Cerrado (parceria entre INPE e Embrapa). Esse produto foi gerado a partir de imagens de junho a setembro de 2022, utilizando as bandas NIR (B8), Red (B4) e Green (B3) para composição colorida RGB.

A visualização e download dos tiles destes mosaicos podem ser feitos pelo Portal BDC Explorer através dos links:

Amazônia: https://brazildatacube.dpi.inpe.br/portal/explore?collection=MOSAIC-S2-AMAZONIA-3M-1

Cerrado: https://brazildatacube.dpi.inpe.br/portal/explore?collection=MOSAIC-S2-CERRADO-4M-1

Também é possível acessar os mosaicos em aplicativos SIG através do serviço OGC WMS, utilizando o seguinte endereço: https://brazildatacube.dpi.inpe.br/bdc/geoserver/mosaics/ows

Camada: [MOSAIC-S2-AMAZONIA-3M]

Camada: [MOSAIC-S2-CERRADO-4M]

Fonte: Equipe do Brazil Data Cube

Brazil Data Cube - 2019 - 2024