Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

I Workshop Interno do Projeto Brazil Data Cube do INPE

O I Workshop Interno do projeto Brazil Data Cube (BDC) teve como objetivo apresentar resultados e discutir a metodologia que está sendo aplicada na geração dos cubos de dados. Esse workshop contou com a presença da equipe do BDC, além de pesquisadores e colaboradores de outros projetos de monitoramento ambiental executados pelo INPE e que utilizarão a infraestrutura computacional e os cubos de dados gerados pelo BDC. O evento faz parte das atividades previstas no âmbito do projeto de Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros (FA-BIOMAS), financiado com recursos do Fundo Amazônia, por meio da colaboração financeira BNDES e FUNCATE nº 17.2.0536.1.

O evento aconteceu no dia 19 de dezembro de 2019 e contou com dezenove apresentações divididas em sete sessões. Na primeira sessão foram apresentadas as metodologias utilizadas na geração dos cubos de dados, os scripts de geração local e na AWS Services e o portal Brazil Data Cube. Os serviços WEB que estão sendo utilizados no projeto: o Modelo do Banco de Metadados, Spatio Temporal Asset Catalog (STAC), serviço de trajetórias de Web Land Trajectory Services (WLTS) e o Web Time Series Service (WTSS) foram apresentados na segunda sessão. A terceira sessão foi sobre as aplicações de sistemas, como a integração da iniciativa Open Data Cube com o projeto BDC, o Forest Monitor, o pacote SITS desenvolvido em R, e exemplos de uso dos cubos com Jupyters Notebooks. A quarta sessão foi dedicada a aplicação dos cubos gerados pelo projeto. Foram apresentados resultados de classificação utilizando o cubo de dados Sentinel para a Amazônia, classificação do cubo de dados CBERS para o Cerrado, segmentação utilizando superpixel, e seleção de índices de vegetação e amostras.

A segunda parte do workshop foi dedicada aos projetos que utilizarão os cubos de dados gerados pelo BDC. Na quinta sessão houve uma apresentação sobre o projeto FIP/CERRADO. O projeto TerraCLASS Cerrado, o projeto PRODES e a plataforma TerraBrasilis foram apresentados na sexta sessão. Na última sessão foram discutidas as iniciativas que vem sendo desenvolvidas por alunos de mestrado e doutorado de Computação Aplicada do INPE: TerraBrasilis Research Data, clusters de séries temporais usando Growing Self-Organizing Maps (SOM) e GGSOM Tool; pacote SITS-Rep: automatização da reprodutibilidade de análises de uso e cobertura da terra; e aplicação do Sentinel-2 for Agriculture Monitoring (Sen2Agri).

Ao fim do evento houve um churrasco de confraternização.

Veja a seguir algumas fotos do I Workshop Interno do projeto Brazil Data Cube (BDC).

Fonte: Brazil Data Cube Project.

Brazil Data Cube - 2019 - 2024