Slide 1

Produção, visualização e análise de grandes volumes de imagens de sensoriamento remoto modeladas como cubos de dados multidimensionais para todo o território brasileiro.

Slide 1

O Data Cube Explorer é um portal web para visualização de cubos de dados, coleções de imagens e classificações.

previous arrow
next arrow

Galeria de códigos

Uma galeria de interessantes Jupyter Notebooks, R Markdown e scripts baseados nos dados e tecnologias do Brazil Data Cube


Code Gallery possui um conjunto de documentos no formato do Jupyter Notebook ou R Markdown para ajudar os usuários do Brazil Data Cube.

Documentos que podem misturar elementos de texto formatados, como tabelas e fórmulas com códigos nas linguagens R ou Python para poder gerar gráficos, mapas e outras aplicações. A galeria de códigos que fica disponível abertamente no GitHub para que as pessoas possam aprender com esses documentos e possam utilizar os serviços e aplicações do BDC.

O Brazil Data Cube também possui uma série de notebooks no ambiente do Kaggle.

O Kaggle permite a seus usuários encontrar datasets e construir modelos em um ambiente web nas linguagens Python e R. Os notebook apresentam passo a passo como usar a biblioteca clientes para os serviços STAC (SpatioTemporal Asset Catalog), WTSS (Web Time Series Service) e WLTS (Web Land Trajectory Service) e também a utilização do SITS R Package.

São apresentados alguns conceitos introdutórios sobre processamento digital de imagens e práticas com as imagens do projeto Brazil Data Cube fornecidas pelo serviço STAC. É mostrado como utilizar o serviço WTSS para extrair séries temporais do serviço Brazil Data Cube e como realizar uma manipulação básica de séries temporais. E também oferece uma visão geral sobre como usar o WLTS para descobrir e acessar dados de trajetórias de cobertura e uso da terra de projetos conhecidos, incluindo PRODES, DETER e TerraClass. Utilizando o SITS R Package também é apresentado como realizar a classificação de séries temporais de satélite usando algoritmos de aprendizado de máquina e um conjunto de amostra predefinido para gerar mapas temáticos classificados.

A plataforma Kaggle foi utilizada em diversos minicursos oferecidos pelo BDC. Alguns exemplos incluem: Workshop de Computação Aplicada (WorCAP), evento do programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (CAP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Workshop Brazil Data Cube com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), evento que reúne a comunidade técnico-científica, das áreas do Sensoriamento Remoto e Geotecnologias do IBGE para um treinamento de utilização dos serviços, dados e ferramentas fornecidos pelo BDC para estudos de uso e cobertura da terra. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto 2021 (SBSR), evento que reúne a comunidade científica, técnicos e usuários das áreas do Sensoriamento Remoto e Geotecnologias e suas aplicações para apresentar suas pesquisas mais recentes e seus desenvolvimentos tecnológicos.

Para acessar os documentos acesse os links:

Code Gallery GitHub: https://github.com/brazil-data-cube/code-gallery

Brazil Data Cube Kaggle: https://www.kaggle.com/brazildatacube

Brazil Data Cube - 2019 - 2024