Slide 1

Production, visualization and analysis of large volumes of remote sensing images modeled as multidimensional data cubes for the entire Brazilian territory.

Brazil Data Cube project team teaches course for IBGE and National School of Statistical Sciences

A equipe do projeto Brazil Data Cube (BDC), coordenada pelos servidores da DIOTG Gilberto Queiroz e Karine Ferreira, ministrou essa semana nos dias 09 e 10 de setembro de 2021 o curso “Descoberta e acesso aos dados do projeto BDC usando serviços web e análise e classificação de séries temporais de imagens” para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE).

O curso teve duração de 08 de horas, com partes práticas utilizando a linguagem de programação R, utilizando jupyter notebooks no ambiente do Kaggle,  e contou com a participação de 27 servidores de diversas áreas do IBGE e Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). O treinamento abordou conceitos sobre cubos de dados de observação da Terra e análise de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto, utilizando os dados, sistemas e serviços desenvolvidos pelo projeto BDC.  Esse curso foi ministrado no contexto de uma parceria entre INPE, IBGE e EMBRAPA em uma iniciativa chamada TerraClass Contínuo.

Fonte: Brazil Data Cube

  • Curso BDC-IBGE 09/09/2021
Brazil Data Cube - 2019 - 2024